Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014


DER MIRACATU
II AMOSTRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

E INCLUSIVA

Objetivo geral: 
- Socializar práticas na área do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais que estão acontecendo nas escolas da nossa região e propor a reflexão dos participantes sobre os desafios da Educação Especial e a implantação de novas ações que auxiliem a prática pedagógica.
Objetivo específico:
FORMAR A EQUIPE ESCOLAR
REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NAS UEs
TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE AS ESCOLAS

RENOVAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BENEFICIANDO A TODOS OS ALUNOS


Logotipo do Evento
Através de um concurso entre todos os alunos das nossas escolas, foi possível notar que há várias definições sobre a Educação Especial e Inclusiva na cabeça não só dos alunos como de todos das Equipes Escolares. Neste concurso fizemos uma votação para escolha do melhor logotipo de cada escola que deveria ser enviado à Diretoria de Ensino para a votação final. A imagem acima é desenho do aluno Gustavo Fernandes G. Aguiar da EE Clodonil Cardoso que dedicou o desenho ao irmão Guilherme, sua fonte de inspiração.



Este exemplo de Gestão Democrática, permitiu que através da participação colaborativa de Todos da Unidade Escolar "não
devem focalizar apenas as especificidades individuais do estudante da educação especial, pois não são apenas essas suas finalidades, prezam pela formação de todos os estudantes, compreendendo as relações homem-mundo como um processo de reflexão crítica e libertação de paradigmas que o isolavam da dinâmica escolar" (Zanata,2014,p.4). 
Os Professores Coordenadores das 40 escolas jurisdicionadas à esta Diretoria de Ensino, juntamente com os 5 Professores Interlocutores de Libras e os 10 Professores das Salas de Recursos (DI, DV e DA) tiveram a oportunidade de compartilhar com vários professores presentes no evento diversas possibilidades educacionais que através da adequação curricular, surge o caminho para que os alunos com necessidades educacionais especiais avancem em sua aprendizagem. Segundo a Prof[ Drª Eliana Marques Zanata a "busca pela humanização e compreensão da necessidade desta realização implica, como responsabilidade do professor da educação especial, oferecer subsídios para que na unidade escolar seja possível promover condições favoráveis para a inclusão com responsabilidade todos os estudantes e professores da escola. É preciso que o professor da educação especial tenha expressão e voz nas diferentes esferas administrativas, na prática profissional e, fundamentalmente cabe ao professor da educação especial indicar às demais áreas os outros saberes que têm a função de otimizar as rotinas educativas de todos os alunos, incluindo os alunos com deficiência".
Num trabalho colaborativo, isto se concretizou!



A nossa Dirigente Regional de Ensino Profª Ademilda Pereira Moreira Suyama enfatizou a importância da reflexão e ação para a Educação com sucesso, que numa gestão democrática, gestores, professores, alunos e comunidade escolar por meio de ações educativas e colaborativas bem planejadas, considerando todos os seus alunos podem alcançar uma Educação Pública Inclusiva e de qualidade.

É preciso tratar os alunos com dignidade e respeito dentro daquilo que são capazes de fazer!