Proposta de
Intervenção
- Título – tema escolhido.
Possibilidades
Educacionais frente às Dificuldades de Aprendizagem
- O objetivo da proposta.
Objetivos:
- Rever práticas
pedagógicas;
- Adequações
relativas aos objetivos e conteúdos: garantir a funcionalidade para
aprendizagens posteriores;
-Propor a abordagem
colaborativa incentivando a comunicação e as relações interpessoais.
- Quem serão os participantes.
EE Dinorá Rocha
Diretor José da
Conceição Carvalho Jr
Supervisora Maria de
Fátima Soares Casseb
Professora Coordenadora
Cláudia Rocha
Professora Mediadora
Maria Nunes
Anos/Séries: 6º ao 9º
anos
Professores das
disciplinas curriculares
Alunos e famílias
- O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela
será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os
materiais que serão utilizados.
-Tempo previsto:
Abril e Maio – 2014
- Primeiro momento:
formação em ATPC – reunião com professores para estudo sobre: Adequação
Curricular aos alunos com necessidades educacionais especiais e levantamento de
dados sobre estas necessidades. -
Leitura das páginas 09 a 11 – Fundamentos Históricos e conceituais...
(Rodrigues Capellini Santos); páginas 6 a 11 – Informação e sensibilização:
primeiros passos para a Inclusão (Profª Drª Vera Lúcia M.F. Capellini)
-Segundo momento:
A) priorização de conteúdos que garantam
funcionalidade e que sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens
posteriores.
B) priorização de objetivos que enfatizam capacidades e habilidades
básicas de atenção, participação e adaptabilidade do aluno.
C) sequenciação pormenorizada de conteúdos que requeiram processos
gradativos de menor à maior complexidade das tarefas, atendendo à sequência de
passos, à ordenação da aprendizagem.
D) aplicação em sala de aula através da abordagem colaborativa.
- Materiais necessários: didáticos, pedagógicos, físicos e humanos.
- Recursos complementares: sala de informática com acesso a internet,
quadra de esportes.
- Proposta de avaliação: verificar as realizações das atividades pelos
alunos, eles por eles mesmos e participação dos colegas de classe nas possíveis
intervenções.
- Quais resultados esperados.
- Oferecer adaptação de
instrumentos de avaliação e de ensino aprendizagem;
- Favorecer em 50% o processo comunicativo entre
aluno -professor, aluno - aluno, aluno – família- professor;
- Utilizar as tecnologias de
informação e comunicação;
- Despertar a motivação, a
atenção e o interesse do aluno;
- Atuar para eliminar
sentimentos de inferioridade, menos valia e fracasso, promovendo o
aprender com alegria.
Mirian de Souza Fischer
30/03/2014
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